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Kit Essencial Analista de Riscos - APR e HRN
(1) APR: A ferramenta mais utilizada para gerenciar riscos ocupacionais!
O GEDAF desenvolveu a Análise Preliminar de Riscos - APR em planilha Excel para facilitar o inventário de riscos ocupacionais e planejamento de intervenções nos processos de trabalho.
Configurada no formato de relatório pronto para impressão A4. Contém os formulários Levantamento e Avaliação. Plano de Ação do Gerenciamento de Riscos e Relatório Fotográfico.
Consulte a descrição das funcionalidades na seção Detalhes do Produto, ver abaixo.
Diferenciais da Planilha APR
Modelo simples e prático, bastante completo para gerenciar os riscos ocupacionais previstos nas normas regulamentadoras, especialmente a NR 1 - Disposições Gerais.
O Plano de Ação contempla a descrição das ações, hierarquia de controles, indicação dos responsáveis, valores de investimento e datas, formas de comprovação e notas.
Facilita a elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos PGR, pode ser anexado a esse documento.
Exemplo pronto para facilitar a compreensão e a entrada de novos dados.
Apresenta lista de verificação com destaque visual para alertar os responsáveis.
Bonito leiaute para visualização e impressão, com matriz de Risco e parâmetros P-S para conferência dos resultados, estrutura organizada e campos de assinatura.
Alternativas de Aquisição
1) Planilha eletrônica APR, em formato XLSX, auto explicativa para preenchimento pelo usuário.
2) Consultoria técnica para elaboração da APR e Plano de Ação, contemplando 2 h (duas horas) de atendimento online e uma licença da Planilha APR.
A consultoria orienta o usuário sobre as verificações da planilha APR e procedimentos do Plano de Ação a partir das informações disponibilizadas.
O consultor é engenheiro de Segurança do Trabalho com experiência comprovada. Atua como facilitador e revisor técnico de análises de riscos em diversos setores.
Vantagens da Análise Preliminar de Riscos
Profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) utilizam bastante a APR para inventário ágil de riscos ocupacionais e planejamento de ações de controle.
A APR identifica os principais fatores de risco associados ao Perigo. A partir dessa associação, atribuem-se os pesos de probabilidade e impacto, obtendo-se o indicador de cada fator por matriz de ponderação do risco. Os valores obtidos são classificados qualitativamente nas classes extremo, alto, médio, baixo.
A classificação dos riscos facilita a definição das ações prioritárias e implementação por medidas de controle. As ações devem atender as normas regulamentadoras, legislação e procedimentos de Gestão Ocupacional da própria organização.
(2) HRN: A ferramenta clássica para gerenciar riscos ocupacionais em indústrias!
O GEDAF desenvolveu a Análise de Riscos pelo método HRN em planilha Excel para facilitar o inventário de riscos ocupacionais e planejamento de intervenções em atividades industriais e comerciais.
Configurada no formato de relatório pronto para impressão A4. Contém os formulários Levantamento e Avaliação, Plano de Ação do Gerenciamento de Riscos e Relatório Fotográfico.
Consulte a descrição das funcionalidades na seção Detalhes do Produto, ver abaixo.
Diferenciais da Planilha HRN
Modelo simples e prático, bastante completo para gerenciar os riscos ocupacionais conforme as normas regulamentadoras NR 1 - Disposições Gerais e NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
Contém o Plano de Ação com descrição das ações, hierarquia de controles, indicação dos responsáveis, valores de investimento e datas, meios de comprovação e notas.
Facilita a elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos PGR, relatório pode ser anexado a esse documento.
Exemplo pronto para facilitar a compreensão e a entrada de novos dados.
Apresenta lista de verificação com destaque visual para alertar os responsáveis.
Bonito leiaute para visualização e impressão, com matriz parâmetros e exemplos para conferência dos resultados, estrutura organizada e campos de assinatura.
Alternativas de Aquisição
1) Planilha eletrônica HRN, em formato XLSX, auto explicativa para preenchimento pelo usuário.
2) Consultoria técnica para determinação do HRN e Plano de Ação, contemplando 2 h (duas horas) de atendimento online e uma licença da Planilha HRN.
A consultoria orienta o usuário sobre as verificações da planilha HRN e procedimentos do Plano de Ação a partir das informações disponibilizadas.
O consultor é engenheiro de Segurança do Trabalho com experiência comprovada. Atua como facilitador e revisor técnico de análises de riscos em diversos setores.
Vantagens da Análise de Riscos
Profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) utilizam bastante o método HRN para inventário ágil de riscos ocupacionais e planejamento de ações de controle, especialmente em indústrias.
O HRN é muito aplicado na análise e apreciação de riscos por parte de auditores fiscais, engenheiros, técnicos e gestores de empresas usuárias de máquinas nas atividades industriais e comerciais. É requisito para contratar consultorias especializadas em atender a norma regulamentadora NR-12.
O HRN Hazard Rating Number, ou Número de Classificação do Perigo, em livre tradução para o português, é utilizado desde a década de 1990 para inventário ágil de riscos e planejamento de ações corretivas ou preventivas nas atividades.
Essa metodologia qualitativa e quantitativa estabelece a probabilidade de ocorrência, a frequência de exposição, o grau de dano possível e o número de pessoas em risco. Quantificar o risco pelo HRN requer participação da equipe. Os grupos devem incluir número ímpar de pessoas, caso precisem votar.
A partir das ponderações da equipe, atribuem-se os pesos de probabilidade, frequência e severidade, obtendo-se o indicador HRN. Os valores obtidos do HRN são classificados qualitativamente nas classes inaceitável, extremo, alto, médio, baixo e aceitável.
A classificação dos riscos facilita a definição das ações prioritárias e implementação por medidas de controle. As ações devem atender as normas, legislação e procedimentos de Gestão Ocupacional da própria organização.
Código | G276 |
Categoria | Riscos |
Itens Inclusos | 02 Arquivos em formato Excel, com macros |
Funcionalidades das Planilhas
1) Identificação da atividade, número de trabalhadores, responsáveis e atribuições.
2) Caracterização do Perigo.
3) Descrição dos riscos relacionados e seleção de categorias Físico, Químico, Biológico, Ergonomia e Mecânico.
4) Avaliação de até 15 fatores de Risco por matriz de Probabilidade e Severidade.
5) Classificação automática dos riscos em ordem decrescente de prioridade.
6) Lista de verificação dos requisitos e comentários.
7) Descrição dos parâmetros de Avaliação.
8) Glossário com termos técnicos para facilitar a compreensão.
9) Plano de Ação com medidas de controle, competências, cronograma, valores e comprovação.
10) Relatório Fotográfico para até 30 imagens, espaço ajustado para 6 imagens por página.
Compatibilidade
Compatível com as versões Microsoft Excel 2016 e 2019 e 2021 (licenças não incluídas).
Desenvolvido e testado para sistema operacional Windows 10.
Licença e Suporte Técnico
Programa licenciado para instalação em dois computadores do usuário titular registrado.
Suporte técnico para usuários durante a validade da licença.
Como funciona a Consultoria?
Após a confirmação de pagamento, o cliente receberá instruções sobre o atendimento online e o link de acesso à planilha eletrônica.
A comunicação será enviada ao endereço eletrônico (e-mail) do cliente ou por WhatsApp.
O consultor fornecerá todas as orientações para preenchimento da planilha e levantamento das informações necessárias.
As sessões de atendimento serão marcadas em datas e horários conforme a disponibilidade do tutor e cliente.
Prazo de entrega e outras informações
Link de acesso ao programa será disponibilizado para download em até 24 horas após a confirmação do pagamento.
Prazo de cancelamento da compra em até 7 (sete) dias após a compra, sem necessidade de justificativa.
Imagens meramente ilustrativas das telas do sistema e exemplo de orçamento.